Menu

Conceito < voltar ao início



"Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção."
(Arq. Lúcio Costa, 1902-1998).

Tem como princípio a ética e o compromisso com o cliente, cumprindo prazos e escopos pré-determinados.
Acredita que a boa arquitetura é baseada na interpretação do local que se insere, de seus usuários e características do tempo em que se insere.

Entende que a sustentabilidade, muito além de qualquer aparato tecnológico, é a premissa fundamental de todos os projetos comprometidos com o homem, a cidade e a natureza. Oferecemos a maior parte dos serviços do ramo que permeia arquitetura, engenharia e design, onde nossa eficiência nas operações e comprometimento com o trabalho são alguns dos diferenciais de nossa empresa.

Definimos o escopo do projeto através da coleta de requisitos com foco nas expectativas do cliente. O projeto é dividido em etapas com aceitação intermediária, possibilitando que o cliente atue como parceiro durante o desenvolvimento.

Utilizamos tecnologias tridimensionais - maquetes físicas e digitais e desenhos técnicos computadorizados, a favor do projeto para garantir informações precisas e evitar falhas na execução.

Quando necessário, trabalhamos em conjunto com uma rede multidisciplinar de profissionais que atuam como parceiros e colaboradores nos projetos mais complexos. Nossos trabalhos abrangem variados temas e escalas. Edifícios comerciais, residenciais, culturais, casas, interiores comerciais (lojas, escritórios, restaurantes), são alguns exemplos.

Desenvolvemos projetos desde a concepção até o detalhamento, e, se desejado, o acompanhamento da obra.



ÁREAS DE ATUAÇÃO

Pode-se definir Projeto Arquitetônico como a materialização da idéia, do espaço imaginado, é a representação da concepção projetual. Através dele é possível estudar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de resolver todos os problemas envolvidos nesse processo. Assim a finalidade do projeto arquitetônico é prever possíveis problemas de execução do projeto proposto e garantindo que a obra saia como planejada.

O Projeto Arquitetônico é provido basicamente de 5 etapas, dentre elas pode-se citar:

Levantamento de dados
Estuda-se as principais características do terreno e entorno, enquanto o cliente indica seus objetivos e necessidades.

Estudo preliminar
Em seguida ao processo de levantamento de dados, o arquiteto já tem condições para fazer um esboço inicial do projeto. Assim dar se inicio a elaboração da planta com o aval do cliente.

Anteprojeto
Nesta etapa, as dimensões e características da obra serão definidas. Será elaborado o projeto com a criação da planta-baixa de cada pavimento, contendo informações de cada ambiente, pilares, cálculo das áreas e etc. A volumetria, estrutura, planta de cobertura e instalações gerais serão definidas.

Projeto legal
A configuração do projeto deve estar de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes, com a finalidade de ser aprovada pela prefeitura municipal da cidade.

Projeto executivo
Ultimo projeto, consiste no desenvolvimento detalhado do anteprojeto. Integrando o projeto aos projetos complementares (elétrico, hidráulico, estrutural, telefônico etc), dando plenas condições à execução da obra, conforme o detalhamento do projeto.

O Projeto de Arquitetura / Design de Interiores consiste na arte e na técnica de planejar e organizar espaços, escolhendo e combinando os diferentes elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao resultado que se pretende atingir.

Essa área de trabalho planeja cores, materiais, texturas, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.

Administrar o projeto interiores, é estabelecer cronogramas, fixar prazos, definir orçamentos e coordenar o trabalho de marceneiros, pintores, eletricistas e demais profissionais.

Pode-se desenvolver um projeto de interiores para qualquer ambiente existente, como salas comerciais, residências, apartamentos, espaços em locais públicos, etc.

O termo popularmente conhecido como Casas-Container trata de um Projeto Arquitetônico em que se utilizam containers marítimos na estrutura da edificação.

Nos projetos com containers é possível criar-se casas, lojas, escritórios ou o que o cliente desejar e da forma que preferir, acoplando módulos de modo a construir a habitação que melhor se encaixa nas suas preferências e necessidades.

Uma forma de construção bastante utilizada nesta modalidade é a mescla de containers com outros materiais como alvenaria, steel-frame, madeira de demolição, tijolos comuns e ecológicos, decks, vidros e pergolados.

Trata-se de um projeto em que a criatividade, eficiência e compromisso social, compõem uma arquitetura que respeita o meio ambiente em que se insere, valoriza a mão de obra local e a identidade da população, reduz desperdícios, direciona os resíduos e contribui positivamente para o cenário urbano.

Na área de Engenharia atuamos através do projeto e planejamento desde os estudos iniciais de viabilidade até a elaboração dos projetos executivos de engenharia para residências, edifícios residenciais, industriais, comerciais, hospitalares e esportivos, além de reformas ou ampliações, arquitetura de interiores e paisagismo.

Desenvolvemos os seguintes projetos de forma integrada:

Estrutural
Instalações Hidrossanitárias
Instalações Elétricas
Infra-Estrutura de Telecomunicações
Cabeamento Estruturado
Sistemas de Prevenção Contra Incêndio

O Gerenciamento de Execução de Obras se dá pelas seguintes etapas:

Apresentação dos Serviços
Inicia-se na reunião com cliente para apresentar a forma de trabalho, nossa estrutura e para que possa despertar a empatia entre as partes envolvidas e iniciar o processo de confiança na construção.

Contrato
É feita a apresentação dos valores referentes à mão de obra e taxa de administração.
Após apresentação dos valores referentes ao custo da taxa de administração e valores de mão de obra, o cliente opta pela contratação da empresa e faz-se a elaboração do contrato de administração de obra. A partir deste momento, inicia-se a fase de planejamento para construção.

Planejamento da obra
No planejamento é elaborado o orçamento técnico, cronograma e estratégias para a condução da obra, com base na quantificação e análise dos projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidro-sanitário.

Após a elaboração deste material, faz-se um cronograma físico financeiro da obra, para que se possa ter uma previsão do custo que será desembolsado em cada etapa da Obra. Nesta etapa de planejamento da obra, procura-se ainda, estabelecer estratégias para condução de determinadas etapas de obra que apresentam algumas peculiaridades que precisam de estudo e planejamento prévio.

As etapas da obra seguem um fluxograma com todas as demandas pré-definidas e padronizadas pela empresa, adaptando as peculiaridades de cada obra.

Execução e administração da obra
Cuidamos de todas as etapas que envolvem a construção da obra: legalização na Prefeitura, elaboração de contrato com a mão de obra, negociação e compra de materiais dentro do melhor custo benefício do mercado, controle rigoroso do padrão de qualidade entre o projetado e o executado, orientação e alimentação da mão de obra com frente de trabalho, pagamento de fornecedores, prestação de contas periódica e responsabilidade técnica pela execução da obra.

Entrega da obra
Têm-se um foco especial nesta etapa de finalização da obra em que se tem diversos itens de acabamento que precisam ser alinhados, agendados e acompanhados com precisão em obra. A entrega de obra para o cliente é realizada através de uma formalidade, em que fizemos os esclarecimentos e explicações que se fazem necessários para que o cliente possa se sentir seguro na manutenção e operacionalização dos itens que compõem a construção.



Citações / Depoimentos

  • Diário Catarinense e ClicRBS| agosto/2015

    por Laura Coutinho | www.clickrbs.com.br

    ”[...] o projeto dos sonhos para quem tem como pilares de atuação a sustentabilidade e o estilo arquitetônico contemporâneo.”

  • Apartamento G+B| dezembro/2015

    por Guilherme B. | Apartamento G+B

    "Desde as primeiras reuniões já foi possível constatar pleno entendimento de minhas expectativas e preferências. Debateram com impecável autoridade técnica e imensa paciência todas as questões, e refinaram o projeto até minha completa satisfação, em todos os níveis de detalhamento. Souberam separar, com maestria, o bom gosto da extravagância, e a moda passageira da beleza atemporal, restando a certeza de que o investimento será duradouro. O acompanhamento criterioso da execução não poderia resultar em outra coisa, senão, aos meus olhos, a perfeição."

  • Minha Casa Container

    por Michele Xavier | www.minhacasacontainer.com

    ”[...] mas acredito que nada obsta que sejam repetidos em outros locais, inclusive fora de Florianópolis, já que o projeto está muito lindo e deverá haver muito interesse das pessoas.”